Devido a cortes de orçamento no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não realizará a contagem da população brasileira em 2016. A informação foi divulgada nesta quinta-feira em nota da assessoria de comunicação do ministério.
De acordo com o comunicado, a contagem da população teria valor estimado de R$ 2,6 bilhões, quantia que não está prevista no orçamento de 2015. A nota ressalta que as demais pesquisas do IBGE serão realizadas normalmente.
Confira a íntegra do comunicado do Ministério:
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estabeleceram o planejamento dos projetos a serem desenvolvidos pelo IBGE em 2015/16, a partir das restrições orçamentárias e financeiras existentes, da mesma forma que todos os órgãos da administração pública federal.
A realização da Contagem da População 2016 não poderá ser realizada em função de seu alto custo, estimado em R$ 2,6 bilhões, valor que não está previsto no orçamento de 2015.
Ficam preservadas as demais pesquisas do IBGE, inclusive o Sistema de Contas Nacionais, PNAD Contínua, POF e o Censo Agropecuário 2017, consideradas de fundamental importância para os diagnósticos macroeconômicos e para o conhecimento da realidade social brasileira.