Blitz educativa contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é promovida em Iguaracy. Veja Fotos.
A Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social),em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social); Conselho Tutelar; Conselho de Direito; Bolsa Família, Secretarias de Saúde e Educação, esteve promovendo neste dia 18 de maio (segunda-feira) uma blitz nas principais vias da cidade, em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Na Blitz educativa aconteceu a distribuição de material informativo alertando para o problema. A cidade esteve mobilizada desde cedo, onde as equipes da Blitz 18 De Maio já iniciavam suas atividades pelas ruas do município, visitaram pontos estratégicos da cidade realizando a panfletagem as pessoas motorizadas e também aos pedestres.
Segundo o Conselheiro Sérgio Coelho, mesmo Iguaracy sendo uma cidade pequena, é mais comum do que se imagina o registro de casos de Abuso Sexual envolvendo crianças e adolescentes, praticados geralmente por pessoas do seio familiar (Pai, padrastos, tios, vizinhos e amigos dentre outros).
O conselheiro citou ainda que há uma diferença entre Abuso e Exploração Sexual. Abuso é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração caracteriza-se pela utilização de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: Em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
A coordenadora do CRAS em Iguaracy, Carolina Alves, destaca a importância da participação da comunidade no combate a essa prática. “A meta principal da campanha é mobilizar a comunidade e convocá-la para o engajamento pelos direitos das crianças e adolescentes. Muitas pessoas ainda resistem em denunciar os agressores, por isso, pedimos à sociedade que nos ajude, façam denúncias. Esse é um tipo de crime que traumatiza as crianças, causando sequelas para a vida toda.
A secretária de desenvolvimento e assistência social de Iguaracy, Socorro Martins, também esteve presente na mobilização e reforçou o alerta para o combate a essa prática criminosa. “Hoje é o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, mas, esta campanha que conta com o apoio da Prefeitura e é realizada todos os anos, serve para que não esqueçamos que esse combate precisa ser feito todos os dias, por isso, a participação da comunidade é de fundamental importância”, mencionou.
Porque o 18 de maio?
Nesse dia, em 1973, a menina Araceli de Vitória (Espírito Santo), foi sequestrada, espancada, estuprada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores jamais foram punidos.
Por conta disso, foi criado através de uma Lei Federal o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, celebrado nos 18 de maio de cada ano.
Fonte: TV Web Sertão.