O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira é condenado por improbidade administrativa pela Justiça Federal.
O ex-prefeito de Afogados da Ingazeira é condenado por improbidade administrativa pela Justiça Federal. A semana é da política… Se nos bastidores da política a coisa já estava quente agora pegou fogo.
O ex-prefeito, Totonho Valadares de Afogados está sendo condenado por improbidade administrativa, e o Ministério Público Federal aponta também os ex-integrantes do governo, Ênio Amorim e Jailson Alves. Agora a coisa pegou! O ministério alega improbidade administrativa, ou seja, mau uso da verba pública.
O autor alega que no ano de 2007, os demandados, na condição de prefeito e integrantes da Comissão de Licitações do Município de Afogados da Ingazeira – PE, concorreram para malversação de verbas públicas provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Tomando por base o Inquérito Civil Público (ICP) n. 1.26.003.000022/2013-19 e o Relatório de Fiscalização n.º 204953/2007, elaborado pela CGU, afirma que foram constatadas diversas irregularidades consistentes, basicamente, na indevida dispensa de licitação no certame nº 028/2007 para aquisição de livros.
Na referida ação os réus foram condenados, de forma solidária, a ressarcirem o erário público o valor de R$ 14.855,36 (Quatorze mil, oitocentos e cinquenta e cinco reais e trinta e seis centavos), além de multa civil individual para cada um dos condenados, no mesmo importe acima mencionado. Da decisão ainda cabe recurso.
O pior é que o cenário político muda de face, por que para os analistas da política está bem esclarecido que Totonho quer disputar as eleições de 2016. Com esse processo na Justiça Federal os caminhos da política podem ter ficado mais fáceis para José Patriota que vai com a força do Governo do Estado para o páreo no próximo ano.
Fonte: Mais Pajeú.