Ian McKellen, que atualmente está nas telonas como o famoso detetive Sherlock Holmes, contou à revista People que quase perdeu a chance de interpretar outros dois personagens emblemáticos de sua carreira: Gandalf, de O Senhor dos Anéis, e Magneto, de X-Men.
De acordo com o ator, foi oferecido a ele um papel em Missão: Impossível II ao lado de Tom Cruise, porém, por não ter recebido o roteiro completo, mas apenas suas cenas, ele acabou não aceitando.
– Eu não poderia julgar, apenas lendo aquelas cenas, como era o roteiro. Então eu disse não. E meu agente disse: Você não pode dizer não em trabalhar com Tom Cruise. E eu disse: Eu acho que eu vou, contou.
Mas nem deu tempo dele se lamentar pela perda do trabalho, já que no dia seguinte, o diretor Bryan Singer pediu para ele interpretar Magneto e, em seguida, Peter Jackson também entrou em cena e chamou o veterano para estrelar O Senhor dos Anéis.
Ian McKellen explicou que houve um atraso em X-Men, que o obrigou a ligar para Peter Jackson e dizer que não daria para interpretar Galdalf, pois havia concordado primeiro em atuar como o Magneto.
– Bem, eu vou deixá-lo em aberto para você. Me avise sobre o que for acontecendo, disse Peter Jackson, segundo o ator, que, por fim, contou também com a ajuda de Bryan Singer, que se propôs a ajudá-lo a sair a tempo para o novo papel: – E ele fez, com três dias de sobra, garantiu McKellen, afirmando que se tivesse aceitado fazer Missão Impossível, não teria feito os dois outros papéis.