Audiência Pública: Saiba o que foi discutido em Santa Terezinha. Detalhes e Fotos*

0 34
A Audiência Pública para tratar da volta de Santa Terezinha ao ramal da Adutora do Pajeú realizada na manhã desta sexta-feira 28.08 no auditório da Igreja Aliança Evangélica contou com vários participantes, bem menos do que o esperado, mas entidades como Sindicatos, Associações Rurais, Igrejas, Secretários Municipais e um bom número de alunos da EREM Santa Terezinha discutiram o problema com os vereadores, Compesa e o prefeito Delson Lustosa.

Anda se comentado pela cidade que o município ficou de fora do ramal porque o prefeito não compareceu as reuniões, o que foi desmentido pela vereadora Francimeire, a qual disse na abertura que reunião não tem nada a ver com isso e que “água é um direito de todos”, ou seja, nós também temos esse direito. Um ponto positivo no encontro foi o engajamento por parte da sociedade civil que participou com assiduidade fazendo perguntas e apontando soluções para as autoridades e os representantes da Compesa Renato e Gustavo que se comprometeram em levar as reivindicações a Gerencia Regional em Afogados da Ingazeira.
 Promotor de Justiça Drº Lúcio Almeida
Foram levantadas várias questões e o eixo do debate girou a cerca do desperdício d’água pelos moradores de Santa Terezinha, que deixam banheiros e cisternas sangrando, principalmente à noite, e pela Compesa também que não conserta os vazamentos na encanação com agilidade, o que foi reforçado pelo Promotor de Justiça Drº Lúcio Almeida e o prefeito Delson Lustosa que deu a ideia da Compesa multar aquele morador que desperdiça água, então, a partir de agora, a população vai fiscalizar e informar a Compesa a cerca de desperdícios e vazamentos na rede para que a mesma tome medidas pertinentes. 
Os alunos da EREM Santa Terezinha reclamaram que na escola existem dias que não há água suficiente para eles e Renato da Compesa disse que já conversou com responsáveis pela escola e informou que isso acontece porque lá não há um reservatório adequado, o que há na escola é uma caixa com cerca de 15 mil litros apenas, o que não é suficiente para cerca de mil alunos e a água só chega em dois (02) dias por semana, segunda e terça-feira. Uma novidade boa para escola é que brevemente será perfurado um poço lá com a máquina do CIMPAJEÚ, o que deve amenizar o problema.
O prefeito do município adiantou que conseguiu esta mesma máquina para perfurar mais 27 poços, um para cada Associação Rural do município. A Compesa adiantou que já baixaram três (03) metros d’água na Barragem do Cascudo, o que corresponde a pouco mais de 50% da sua capacidade e que a água remanescente no manancial pode durar até seis (06) meses, salientando que a água pode ficar barrenta (boa para o consumo) ou com a cor verde (ruim para o consumo) e que existe água na Barragem do Zé Antonio para cerca de dois (02) meses; água que será usada apenas se a Barragem do Cascudo entrar em colapso. 
Santa Terezinha já passa por um rodízio no abastecimento o que pode ser tornar mais assíduo por pedido da própria população, a qual prefere mais rigidez no abastecimento para que a água dure mais e perguntado pelo vereador Vanim de Danda se as águas do Açude Novo não poderiam ser utilizadas para consumo humano, a Compesa respondeu que seus técnicos já fizeram análises e é possível sim, tratar a água e utilizá-la. Um dos moradores chamou a atenção para o fato de que algumas pessoas são responsáveis pela poluição, pois vão com seus carros com  fezes de porcos para lavarem no Açude Novo, o que contamina mais ainda o manancial e com isso vem a certeza de que uma população educada e consciente pode, deve e precisa contribuir para mantermos a água de lá ainda potável.

Delson Lustosa
Voltando ao foco da Audiência Pública, o prefeito Delson Lustosa confirmou o que o Blog do Pereira.Net havia adiantado a cerca de que Santa Terezinha está mesmo fora do ramal da Adutora do Pajeú, foi o que o Ministro da Integração Nacional disse a ele em Brasília, e que o problema mesmo é orçamentário (dinheiro), no entanto, existe uma saída. Terminado os canais da transposição, o ramal da adutora do Pajeú vai se encontrar com outro que vem da Paraíba, então o Governo Federal vai passar; no caso de Pernambuco, a administração do ramal para a Compesa, o que pode facilitar todo o processo. 
Delson Lustosa
Delson Lustosa informou que já fez solicitação ao Governo do Estado para que o mesmo faça a tubulação de Riacho do Meio a Vila do Tigre, cerca de nove (09) quilômetros de extensão e que já havia sido marcada uma reunião com o governador Paulo Câmara que precisou adiá-la por motivos superiores. O prefeito também disse que pediu ao governador que se aumente três (03) metros na Barragem do Cascudo e que está confiante que será atendido. Perguntado pelo blog se o mesmo pediria prazo ao governador para se fazer a encanação até o Cascudo o prefeito respondeu; “vou pedir isso para ontem”, mostrando certa urgência no caso.
Mesmo
com convites enviados aos deputados Bruno Araújo, Eduardo da Fonte e
Vinícius Labanca nenhum
deles veio ou mesmo se quer enviaram algum representante. Da situação de Santa Terezinha estiveram presentes o vice prefeito Adeval, os vereadores Vanim de Danda, Danda Martins, Francimeire, Helder de Viana e Nôdo de Gregório. Da oposição apenas Júnior de Branco veio para o debate.
A Audiência Pública teve cobertura em peso da mídia local com o Blog do Pereira.Net, Blog do Zé Freias e Blog do Kelson Art’s.
Veja a Baixo Mais Fotos (Click nelas para AMPLIAR).

 

 

 

 

 

Padre Elton Wilson

 Promotor de Justiça Drº Lúcio Almeida

 Promotor de Justiça Drº Lúcio Almeida

 Promotor de Justiça Drº Lúcio Almeida

 


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES