A triste realidade. Cascudo praticamente seco. Imagens’

0 48

A Barragem do Cascudo na Vila do Tigre, a qual abastecia Santa Terezinha até o início deste mês, dezembro, está exaurida por causa da seca prolongada. O manancial foi usado quase na sua totalidade, sendo preciso um protesto dos moradores do Distrito na semana passada para que a Compesa parece de bombear a água de lá. Em visita na manhã desta terça-feira 13′ a barragem, o blog se deparou com a triste realidade, o manancial está quase zerado e a pouca água do local está sendo usada com parcimônia pelos moradores para não ficarem sem nada.

Em conversa com residentes da Vila do Tigre eles deixaram clara as reclamações sobre a pesca no local. Mesmo com o Cascudo com pouquíssima água os pescadores teimam em praticar a pesca, enlameiam a água (que já tá caudal) e irritam aqueles que ainda usam a água para os vários afazeres domésticos. O blog também tomou conhecimento que os próprios moradores estão policiando a barragem já que os pescadores não temem as autoridades, não respeitam os decretos e invadem sistematicamente a barragem.

A seca impiedosa trás consequências que vão além da falta d’água para o consumo humano, também
prejudica a agricultura e a pecuária do município, cuja economia também depende
dessas áreas. A situação é muito preocupante, além das barragens se encontrarem praticamente secas, os açudes também estão exauridos, os poços estão secando e as tecnologias sustentáveis, como as
cisternas, tipo calçadão, estão secando também. 

A alternativa apontada pela Compesa em caráter de emergência seria utilizar o Açude Novo como válvula de escape, como a maioria da população, inclusive, até o prefeito eleito Vanin de Danda se colocaram contra a medida, a companhia já constrói bases para instalação de caixas d’água na cidade.

PERGUNTAS. 

O que sairia mais barato para Compesa (Governo do Estado)? Interligar a Adutora do Pajeú de Riacho do Meio a Vila do Tigre? com a ajuda da prefeitura e do DNOCS, ou construir bases, comprar caixas d’água e contratar carros pipa para atender a população? 
Não seria melhor uma obra definitiva, própria para a situação, ou colocar um remendo e deixar o município entregue a própria sorte?
Com a palavra a Compesa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES