O bicho pode pegar por água em Santa Terezinha. Poços começam a secar.

1 62
A falta d’água preocupa cada vez mais os Terezinhenses que vivem no limite a cada ano com as terríveis secas. Depois do colapso das Barragens do Zé Antonio e Cascudo, açudes e cisternas secaram, agora a maior preocupação é com os poços saturados com a retirada d’água. O Blog do Pereira.Net entrou em contato nesta quarta-feira 8′ com vários pipeiros e donos de poços para fazer levantamento da atual situação que não é nada boa. A água comprada a particulares chega de carros pipas as residências dos sítios Milho do Porco e Quati, esse uma grande referência pela sua capacidade devido aos vários poços existentes no local, no entanto, são vários poços que reduziram sua vazão ou estão praticamente secos.

Pipeiros informaram ao blog que poços que tinham vazam de trinta mil litros por hora onde eles pegavam de seis a sete pipas d’água por dia, no momento estão conseguindo encher um ou dois pipas a cada 24hrs, isso depois de uma longa espera, já que os poços só conseguem encher apenas uma caixa de dez mil litros, no máximo duas vezes por dia. Tem pipeiro que já está com dez, quinze e até vinte cargas d’água encomendadas e não consegue dar conta da demanda pelo enfraquecimento da vazão dos poços.
Para alguns donos de poços o enfraquecimento da vazão da água é até normal, mas preocupante, pois os lençóis subterrâneos, lençóis freáticos e artesianos (esses mais profundos) que preenchem todos os espaços porosos e permeáveis do solo, estão secando porque não choveu mais, pondo em risco a extração d’água nos locais. Caso os poços desses locais sequem o bicho vai pegar por água, com certeza o preço da carga vai subir e feliz daquele pipeiro que tiver de onde tirar água, assim como, feliz daquele que tiver condições financeiras para pagar pelo produto.
O blog vem fazendo vários apelos para que as autoridades de dignem e mudem o sistema de abastecimento em Santa Terezinha, feito com três carros pipas que enchem as caixas d’água espalhadas pelas ruas, pelo menos dia sim, dia não, onde uns pegam água demais outros de menos. Já solicitou o acréscimo dos carros e a instalação de mais caixas d’água, denunciou a inconstitucionalidade do uso destas que ferem o principio da igualdade, fazendo apelo para que os bacharéis em direito do município provoquem a justiça para que ela intervenha no caso. A próxima sugestão, é fazer um abaixo assinado envolvendo poderes, sindicatos, igrejas e sociedade civil, entregando o dito cujo a promotoria de justiça para que, de forma harmônica, juntamente com a Compesa, possam pensar no povo como um todo.
 
1 comentário
  1. Anonimous Diz

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES