Prefeitura convoca mais uma reunião com secretariado para enfrentar crise fiscal. Todos deverão tomar medidas imediatas para evitar crise financeira em Santa Terezinha.
Com objetivo de buscar a estabilidade econômica e o equilíbrio orçamentário, o prefeito Geovane Martins, anunciou nesta quarta-feira (31.05), onde reuniu vários secretários, diretores e assessores, Procurador do Município Dr. Emerson Dario, Lucas Martrins Controle Interno, para falar sobre a bruta queda do FPM Fundo de Participação dos Municípios, que este mês teve queda de mais de 105 mil, e sua preocupação maior é com os gastos supérfluos o que não é admissível em a sua gestão.
Ele disse que a medida é para evitar que o gasto com folha de pagamento ultrapasse o limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O prefeito também anunciou alguns projetos e ações que estão por vir, como; o FEM Mulher que vem destinado a Secretaria de Políticas Sociais que será usado para a compra de um veículo para locomoção da pasta e outros fins.
Segundo o prefeito, o cenário financeiro encontrado na Prefeitura de Santa Terezinha é desafiador, por conta da crise econômica que o país atravessa, por isso se planeja entregar aos secretários uma planilha financeira da Prefeitura, com todas as informações e gastos.
Diante da situação, o prefeito determinou que cada secretário exponha à sua equipe a situação real, e a impossibilidade de manter a saúde financeira do município sem a adoção imediata de medidas que visam reequilibrar as contas da prefeitura. “O orçamento deixado pela gestão anterior está todo empenhado, ou seja, o dinheiro existe, mas já está comprometido com as contas deixadas, que são maiores ainda do que a receita que dispomos. Não posso ser irresponsável, se não cortarmos gastos corremos o risco de entrar para a lista de mais de 2 mil municípios brasileiros que estão em crise financeira”.
O prefeito ressaltou ainda como deverá ser a pauta da sua gestão. “Hoje não podemos fazer apenas administração pública e sim devemos fazer gestão pública. Fazer gestão significa mais do que administrar os recursos e os gastos existentes, pois envolve planejar e buscar soluções para que o município possa crescer, é fazer mais com menos e botar a máquina pra funcionar para os mais necessitados”, disse Vanin de Danda, que determinou em caráter imediato a aplicação das ações:
Redução de gastos com pessoal.
Devido à queda do orçamento, a proporção em relação ao gasto com pessoal aumentou, devido à nomeação de vários funcionários do Concurso feito pela gestão passada. Viagens só em urgência, contratações, etc.
Reforma Administrativa
Com organogramas defasados, algumas secretarias devem fazer seu planejamento, passar para Assessora Especial Lindeci Martins que passará para o Secretario de Finanças que mostrar ao Prefeito para depois bater o martelo. Então todas as Secretarias municipais deverão refazer seu organograma, otimizando e diminuindo cargos.
A secretaria mais afetada é a de Finanças responsável por executar as administrações financeiras e tributárias, a Secretaria de Finanças é encarregada do setor econômico dentro do Executivo. Também tem como responsabilidade a administração da dívida pública e o planejamento dos recursos.
A finalidade dessa medida é uma só: conter despesas e oferecer um serviço público de qualidade para a população principalmente a Saúde que é prioridade em nosso governo, enfatizou Vanin.
Participantes da reunião de Monitoramento:
Prefeito Geovane Martins, vice-prefeito Adarivan Santos, Dr. Emerson Dario Correia Lima, Dr. Lucas Martins, Charleston Guimarães, Liedja Lustosa, Lindeci Martins, Fabinho, Paulo Soares, Francimeire, Joacil Vasconcelos, Tereza Martins, Vila Monteiro, Juliana Souza, Lourdes Martins, Geilson Pereira, Diógenes Vasconcelos, Emanuel Gadelha, Josineide Soares, Dilson Pereira, Ver. Junior de Branco e Valmir Andrade.
Origem> ASCOM-ST