Santa Terezinha. Em Audiência Pública é distutida LDO e a Suplementação. Confira os Detalhes!

1 61
Foi realizada na tarde deste sábado 16.09 no Auditório da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha a Audiência Pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o seu aditivo, ou suplementação. Representantes de várias comunidades rurais, sindicatos e a população participaram desse Orçamento Participativo, fizeram pleitos e ouviram como a LDO afeta diretamente suas vidas como cidadãos. 
O debate maior foi em volta do aditivo, ou suplementação a esta lei. Como o blog adiantou, nos bastidores se falava que alguns vereadores querem aprovar apenas 10% de suplementação o que foi bastante discutido na Audiência, já que na gestão passada essa porcentagem foi muito maior, por exemplo, o atual gestor está trabalhando este ano com 70% de suplementação aprovada pela Câmara de Vereadores passada.
Esta Lei funciona assim, o que for aprovado na LDO em 2017 passará a valer em 2018, inclusive, essa suplementação que está sendo bastante polêmica. A equipe financeira do município explicou, debateu e disse das consequências que o povo vai sentir a partir do ano que vem, caso os vereadores de oposição só aprovem os 10%.
Nenhum dos vereadores de oposição compareceu a Audiência, apesar de serem convidas de ofício a se fazerem presentes, e de acordo com o Vereador Júnior de Branco, o dia de sábado foi escolhido justamente em consenso com eles para a participação popular e deles também.
O Secretário de Educação Uilson de Souza deu um exemplo bem claro de como é essa suplementação. Por exemplo, foi estipulado na LDO no ano passado que a educação do município poderia gastar R$ 50,00, mas gastou R$ 100,00, porque? Fez reforma na escola, comprou merende de qualidade, professores concursados foram empossados, etc., se não fosse a suplementação o município não poderia ter gastando esse dinheiro, então o aluno, o professor a população em geral sofreria com isso, ficando prejudicada.
O Vereador Lindomar da Internet foi bem objetivo. Segundo ele, isso que os vereadores de oposição estão pretendendo fazer é meramente política, “é para travar o município, é para não deixar o prefeito trabalhar e o povo é quem vai sofrer as consequências”.
O vice prefeito Adarivan Santos disse que ser político é uma coisa, agora fazer política com o dinheiro público é outra, e é justamente isso que estão fazendo, segundo ele. Travando a administração a população vai precisar e não poderá ser atendida. Ele citou que vereadores que hoje são oposição, mas eram situação na administração passada, aprovaram percentuais bem mais elevados do que os quais se trabalha hoje, e agora, por meramente política, querem limitar os gastos para atingir diretamente a população, logo agora que o país está começando a sair da crise.
A equipe financeira pede pelo menos a aprovação de 30% de suplementação, bem a baixo dos percentuais trabalhados na administração anterior. O prefeito Vaninho de Danda, com humildade, falou de sua preocupação com isso e disse que quer prestar serviços de qualidade para o povo, mas a oposição tem que ajudar, travar o município por política não é a saída para o desenvolvimento da cidade. Ao final, ele disse que no dia em que for ser votada a LDO vai fazer protesto, vai fechar os setores da prefeitura e convocou toda a população para se engajar nessa reclamação, fazendo cartazes e pedindo explicações aos vereadores que querem reduzir o percentual da suplementação. 
Imagens da Audiência. 

 

  

  

 


1 comentário
  1. Anônimo Diz

    Acordem oposição de Santa Terezinha,esse discurso que não tem dinheiro não cola, para pagar os funcionários, que a antiga gestão deixou a folha estorada, agora para fazer um João Pedro com a maior despesas da história, aonde sabemos que o prefeito lucrou seus 200 mil com o faturamento das bandas, aonde o posto de gasolina deu 90 mil, gasto com que? , Calma seu prefeito tem 3 anos para vc passar a mão… Acordem oposição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES