A Justiça Eleitoral fez na manhã desta quinta-feira 21.09 em Santa Terezinha Audiência Pública no Auditório da Câmara de Vereadores com presença do Desembargador de Justiça DR Agenor Ferreira e do Juiz Eleitoral DR Pabro de Oliveira Santos para alertar sobre o Recadastro Biométrico na área do município. Santa Terezinha está com indece de cadastramento bem abaixo do esperado, o que é preocupante. De acordo com dados apresentados, até está quarta-feira 20.09, o Posto de Atendimento de Santa Terezinha havia recadastrado apenas 3.835 eleitores, pouco mais de 46%, do seu eleitorado, que somado é de 7.480 eleitores.
O Desembargador DR Agenor Ferreira mostrou muita preocupação com os números, o que denota a falta de interesse dos Terezinheses, até na própria Audiência que começou com baixa participação popular. Dos bairros, o Centro e a Vila Maria Lica são os que tem o menor indece de eleitores recadastrados, pouco mais de 36%, a Vila do Tigre chegou a pouco mais de 72%.
O Desembargador pediu esforços das autoridades municipais, prefeito Vaninho de Danda e o vice Adarivan Santos, vereadores presentes, o Presidente do Legislativo Manoel Grampão, Neguinho de Danda, Lanjinha de Teógenes, Lindomar na Internet, Júnior de Branco e DR Júnior, além dos secretários municipais, mídia local, diretores de escolas e chefes religiosos para que se engajem nesse exercício de cidadania, conscientizando os cidadãos para que o TRE consiga, no mínimo, 90% dos eleitores recadastrados. Ponderou sobre a importância do Recadastramento Biométrico para o município, já que o FPM também é repassando pelo indice de eleitores, e caso haja perca de recursos do FPM, a cidade perde, e consequentemente, a população e o comércio.
Bateu forte na tecla, juntamente com o Juiz Eleitoral DR Pabro Santos, sobre as percas que o eleitor vai ter, caso não faça o procedimento; como o cancelamento do Título, perca do Bolsa Família, restrição no CPF e passando em concurso público não poderá assumir a vaga. Ambos confirmaram que o recadastramento só vai até o mês de dezembro, e que não haverá a prorrogação do prazo por parte da Justiça Eleitoral, já que a mesma, no ano que vem, estará envolvida nas eleições.
O prefeito Vaninho de Danda se comprometeu a intensificar a divulgação com carro de som, vai providenciar faixas para ser afixadas no centro da cidade e vai disponibilizar mais três servidores para trabalhar no recadastramento, atualmente a prefeitura já tem a disposição da Justila Eleitoral quatro servidores. Falou da importância do procedimento e da facilidade que ele trará para o eleitorado do município. Solicitou também a implantação de um kit biométrico na Vila do Tigre, providenciando por parte dele um servidor, o local e a internet.
O Cadastro Biométrico torna as eleições ainda mais seguras e previne fraudes, garantido ao eleitor, com sua digital, que seu voto é único. No final da Audiência a Justiça Eleitoral ouviu sugestões, respondeu dúvidas e questionamentos dos presentes, como a lentidão do sistema que atrasa os atendimentos. As autoridades eleitorais também esclareceram que o trabalhador, ou estudante, tem o direito garantido de faltar um dia no serviço, ou escola para acertar sua situação com a Justiça Eleitora, que no ato do Recadastramento Biométrico, muni o cidadão de um documento para que seu dia seja justificado perante o patrão. O voto é um direito do cidadão e é essencial para a Democracia, assim, se você ainda não fez o recadastramento, faça! e se prepare para as eleições do ano que vem.
Ouça entrevista feita pelo blog com o Desembargador DR Agenor Ferreira que fala sobre os prejuízos que o eleitor vai ter, caso não faça o Recadastramento Biométrico.
Confira mais imagens da Audiência Pública.