A Secretária de Assistência Social Francimeire de Chico França e o Gestor do Bolsa Família Maurício Alexandre participaram da Tribuna da Câmara de Vereadores em Sessão Ordinária na noite desta quarta-feira. Maurício pontuou que a Assistência Social não trabalha apenas com o Bolsa Família, mas com o Cadastro Único para manter direitos básicos. Segundo ele, devido a crise que passa o pais o Governo Federal está cobrando uma fiscalização rigorosa por parte dos municípios, então quem não se enquadra no perfil do Bolsa Família está sendo excluído e outras que recebem indevidamente estão respondendo administrativamente e penalmente, devolvendo até o dinheiro recebido.
Uma das exigências para que o cidadão receba o Bolsa Família é que o Cadastro seja verídico, mas de acordo com Maurício Alexandre o que se tem mais encontrado são Cadastros irregulares em Santa Terezinha e que a equipe está revendo, já que existe pessoas que mentem para ter o benefício, e outras pessoas que tem esse direito acabam ficando de fora.
A Secretária destacou que agora será feito um Raio X, uma grande averiguação.
Uma beneficiária cortada do programa participou, solicitando a Secretaria a relação das pessoas que fazem parte da lista de averiguação. |
Maurício Alexandre explicou que a renda per capta para a inclusão ou permanecia no Bolsa Família é de R$ 170,00 por criança na casa, e se não tiver criança é de até R$ 85,00, esses são os dois limites estabelecidos pelo governo. Se tiver 5 crianças em uma casa, a família recebe pelas 5, caso exista 6 ou mais, a família só recebe pelas 5, completou.
Francimeire informou que o Governo Michel Temer reduziu o orçamento da Assistência Social para 2018 em 97%
“se for aprovado lá na Câmara esse orçamento, Pernambuco corre o risco de ficar sem o CRAS, CREAS, não vamos mais ter serviço de convivência, vai ser cortado mais de um milhão de famílias do Bolsa Família no país, o cenário não é bom, não sabemos se em 2018 nós vamos existir”,
destacou. Ela reconheceu que ainda tem muita gente recebendo indevidamente.
Se realmente for feito esse Raio X,como estao falando ae muita gente vai morrer d raivakkk td mundo sabe q tem muita irregularidade,enquanto quem n precisa recebe outros ficam ha ver NAVIOS,O BolSa Familia e uma coiSa incerta pq e hj pd n Ser amanha maS enquanto tiver o programa q Sj beneficiadoS realmente quem preciSa…
Muita coiSa ae em Santa Terezinha ainda precisa passar por Raio X so assim a cidade vai p frente…OBG D NADA: