Raio X no Bolsa Família de Santa Terezinha. Assunto foi discutido na Câmara de Vereadores.

1 67

A Secretária de Assistência Social Francimeire de Chico França e o Gestor do Bolsa Família Maurício Alexandre participaram da Tribuna da Câmara de Vereadores em Sessão Ordinária na noite desta quarta-feira. Maurício pontuou que a Assistência Social não trabalha apenas com o Bolsa Família, mas com o Cadastro Único para manter direitos básicos. Segundo ele, devido a crise que passa o pais o Governo Federal está cobrando uma fiscalização rigorosa por parte dos municípios, então quem não se enquadra no perfil do Bolsa Família está sendo excluído e outras que recebem indevidamente estão respondendo administrativamente e penalmente, devolvendo até o dinheiro recebido.

Uma das exigências para que o cidadão receba o Bolsa Família é que o Cadastro seja verídico, mas de acordo com Maurício Alexandre o que se tem mais encontrado são Cadastros irregulares em Santa Terezinha e que a equipe está revendo, já que existe pessoas que mentem para ter o benefício, e outras pessoas que tem esse direito acabam ficando de fora.

A visita de ontem, de acordo com a Secretária Francimeire foi para pedir ajuda a Câmara para tentar colocar em ordem os cadastros, para que os vereadores expliquem a população. Ela afirmou que a secretaria não está cortando ninguém, mas está cumprindo as exigências do Governo Federal, que depois de fazer levantamento, publicou uma Instrução Normativa e enviou uma lista através do Ministério do Desenvolvimento Social, onde se verificou que servidores da prefeitura, do estado, empresários, pessoas que tem carro e moto estão recebendo o benefício, então se faz necessário fazer esse controle social pela lista que o governo mandou. 
A Secretária destacou que agora será feito um Raio X, uma grande averiguação.  

Uma beneficiária cortada do programa participou, solicitando a Secretaria a relação das pessoas que fazem parte da lista de averiguação.


Maurício Alexandre explicou que a renda per capta para a inclusão ou permanecia no Bolsa Família é de R$ 170,00 por criança na casa, e se não tiver criança é de até R$ 85,00, esses são os dois limites estabelecidos pelo governo. Se tiver 5 crianças em uma casa, a família recebe pelas 5, caso exista 6 ou mais, a família só recebe pelas 5, completou.

Francimeire informou que o Governo Michel Temer reduziu o orçamento da Assistência Social para 2018 em 97% 

“se for aprovado lá na Câmara esse orçamento, Pernambuco corre o risco de ficar sem o CRAS, CREAS, não vamos mais ter serviço de convivência, vai ser cortado mais de um milhão de famílias do Bolsa Família no país, o cenário não é bom, não sabemos se em 2018 nós vamos existir”, 

destacou. Ela reconheceu que ainda tem muita gente recebendo indevidamente.







1 comentário
  1. Anônimo Diz

    Se realmente for feito esse Raio X,como estao falando ae muita gente vai morrer d raivakkk td mundo sabe q tem muita irregularidade,enquanto quem n precisa recebe outros ficam ha ver NAVIOS,O BolSa Familia e uma coiSa incerta pq e hj pd n Ser amanha maS enquanto tiver o programa q Sj beneficiadoS realmente quem preciSa…
    Muita coiSa ae em Santa Terezinha ainda precisa passar por Raio X so assim a cidade vai p frente…OBG D NADA:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES