A câmara de vereadores de Santa Terezinha aprovou três Moções de Pesares na noite dessa quarta-feira (16). Uma pelo falecimento de Mita de Dona Sueli, irmão da vereadora Lanjinha. Outra pela professora Áurea Félix e outra pela partida de Dona Zefinha de Seu Gordinho, família tradicional do município.
Por unanimidade os parlamentares também aprovaram a 1ª Moção de Repúdio do ano, destinada ao secretário de defesa social do estado Antonio de Pádua pela transferência do delegado Rodrigo Passos. Com a saída de Passos, o delegado regional Marlon Fronta ficou responsável pelo trabalho em Santa Terezinha, incumbência transferida depois para o delegado de São José do Egito Paulo Henrique que atualmente responde cumulativamente pelas duas delegacias, nas duas cidades.
Os pares criticaram o ofício de resposta do secretário de defesa social no qual diz que Santa Terezinha não tem prejuízo com a saída do delegado, pois o município não registrou homicídios em 2019, como se apenas esse tipo de crime deveras ser impedido, ou investigado.
O vereador Neguinho informou que seu irmão, Vaninho de Danda (prefeito) esteve na semana passada com o governador Paulo Câmara e pediu a designação de um novo delegado para Santa Terezinha e que o ofício já foi protocolado.
O governador informou que serão empossados 17 novos delegados e que Santa Terezinha será atendida.
Uma cópia da Moção de Repúdio será encaminhada no dia de hoje (17) ao governador Paulo Câmara. O presidente da casa Adalberto JR sugeriu que se faça o mais breve possível uma Audiência Pública com autoridades, juiz, promotor, delegado responsável e sociedade para discutir a segurança pública em Santa Terezinha.
Os
vereadores lembraram que o município faz divisa com a Paraíba e disseram que a sensação de insegurança cresceu na cidade com
a saída de Rodrigo Passos; que o mesmo era participativo e atuante, dando resposta a sociedade em crimes graves. Nem todo mundo foi contra a saída do delegado, teve alguns que acharam foi bom, mas como disse um policial militar reformado ao blog, “Galinha não gosta de raposa dentro do galinheiro”.