O Cômite de Avaliação da Situação Emergencial (CAMSE Covid-19) de Santa Terezinha se reuniu na manhã deste sábado (21.03) no auditório da Escola José Paulino de Siqueira onde confirmou o 1º caso SUSPEITO do Coronavírus na cidade e tomou várias medidas em conjunto no combate ao Covid-19.
O município vai avaliar a possibilidade de instalar pias com água, sabão líquido ou detergente em pontos de maior movimento na cidade (pontos estratégicos) para que as pessoas sempre lavem às mãos.
O comitê decidiu que o reforço na higiene nos ambientes de trabalho em saúde (hospital, postos de saúde, dentre outros) e das ambulâncias serão intensificados.
Outra medida que o comitê tomou é o reforço na aquisição de kits EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais em saúde.
Decidiu também que a vacina H1N1 (vacina de gripe) será aplicada nos idosos, nas residências dos idosos para se manter o número de pessoas nos postos de saúde em baixa.
O comitê decidiu que a partir de agora serão feitas abordagens com a GCM local aos ônibus e carros que chegam a Santa Terezinha com pessoas de capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, dentre outras. Uma equipe da saúde fará um cadastro da pessoa com nome, endereço e número de telefone, além de dar orientações e verificar se algum passageiro apresenta sinais gripais, caso esteja, será encaminho imediatamente para avaliação e triagem médica.
Membros da sociedade organizada, Igrejas, sindicatos, associações, conselho tutelar, policiais militares e civil estão convidados a ingressar no Comitê.
Membros da sociedade organizada, Igrejas, sindicatos, associações, conselho tutelar, policiais militares e civil estão convidados a ingressar no Comitê.