De acordo com nota da equipe de endemias ao blog na manhã de hoje (26.03) já são dois casos confirmados de Dengue na área do município.
A equipe de endemias está trabalhando no 2° ciclo do tratamento focal deste ano, onde a cidade está com um Indece de Infestação Predial (IIP) de 0.8%, abaixo do que o Ministério da Saúde preconiza, 0.9%, mas além dos dois casos de dengue confirmados ainda temos mais um caso em investigação, o que não deixa de ser preocupante.
Estamos no período de chuvas o que é favorável à proliferação do mosquito da dengue e chikungunya daí a população Santa-Terezinhense precisa sempre está atenta para não deixar as arboviroses entrarem em suas casas e vidas. Uma medida muito boa usada pela epidemiologia de Santa Terezinha são as piabas que limpam os depósitos d’água eliminando as larvas do mosquito.
De acordo com o setor de endemias, o governo federal ainda não disponibilizou o larvicida Piryproxyfen para ajudar no combate ao Aedes Aegypti, então o controle biológico e as ações educativa são de extrema importância.
Falando ao blog, Alderir de Lima, chefe do setor epidemiológico do município disse, “Agradeço ao secretário de saúde e ao prefeito Geovani Martins por estarem dando todo apoio e suprindo a equipe de endemias com EPI’s e o mais importante, salário em dias, porque é o que motiva o funcionário público a trabalhar com afinco”.
E acrescentou, “Faço um apelo para que as pessoas que estão em casa por causa do Coronavírus que aproveitem o tempo para limpar o quintal é cobrir os depósito. Agradeço a todos que nos ajudam, e os que não ajudam, reflitam e junte-se a nós, pois queremos o melhor para terra Santa”.
Boa tarde.
Como faço para conseguir o larvicida para um depósito na minha residência? Qual é o contato da secretaria responsãvel?
PS: Eu sou novo na cidade.
Seja bem vindo amigo. Fale com Alderir
+55 87 8878-3681
Muito obrigado!
Resolvido.