Seguindo o que preconiza os decretos estadual e municipal as igrejas (englobando todas em Pernambuco) voltam a funcionar nesta segunda-feira, 22 de junho obedecendo as regras a serem cumpridas.
De acordo com ditas regras divulgadas pelas edilidades, as Igrejas só podem funcionar com 30% da capacidade que será aferida pela Vigilância Sanitária e afixado na frente do templo, que ocorrerá a partir de terça-feira. Deve ser obedecida a distância de um metro e meio (1.5) de distanciamento entre as pessoas, a não ser, no caso de pessoas da mesma família que poderão ficar próximas, (nesse caso essas pessoas que convivem juntas no mesmo lar) e devem obedecer a distância para a próxima família ou indivíduo.
No uso dos microfones, (quem for pregar ou louvar); poderá tirar a máscara só naquele instante. Assim que a pessoa terminar sua mensagem, deverá colocar a máscara de volta ao rosto imediatamente.
Nesta segunda-feira às 9:00 horas a vigilância Endêmica de Santa Terezinha na Coordenação de Alderir dará um treinamento, para que as Igrejas e Templos usem aquelas bombas (Utilizadas para desinfectar os ambientes), com os produtos e as dosagens corretas a combater o vírus mantendo limpo os locais.
Para as igrejas que têm mais de uma porta, as pessoas devem entrar por uma, mas por procedência, sai pela outra. (um critério bem rigoroso, e necessário), a evitar aglomeração.
De acordo com um líder religioso, as Igrejas Evangélicas estão voltando a funcionar, mas os critérios são bem rigorosos, um exemplo, numa igreja que tenha espaço para 150 pessoas, apenas 45 poderão ficar na celebração, mantendo aquela distancia de um metro e meio, o que é muito bom para todos.
No caso da Comunhão, ou Santa Ceia, termo usado pelos irmãos evangélicos, a distribuição será feita em copo descartável (de uso individual), tanto para o pão, tanto para o vinho, para se ter um mínimo de contato entre as pessoas, evitando o contágio do CORONAVÍRUS/COVID-19.
Em contato com o blog na manhã deste domingo, 21 de junho, um líder religioso disse que os critérios são rigorosos, que além destas medidas, os templos vão usar água, sabão, álcool gel e similares em suas dependências, “entrou no templo tem que se higienizar, saiu tem que se higienizar”.
A vigilância sanitária, a vigilância epidemiológica e a guarda municipal irão fiscalizar In loco se as regras estarão sendo cumpridas. Caso haja descumprimento sofrerão as penalidades cabíveis da lei.
Razão onde as Instituições Religiosas disponibilizarão a transmissão em tempo real on line via internet nas plataformas: FACE, INSTAGRAM, e YOUTUBE a fim de atender o pessoal de risco e outros espectadores.
Os líder Religioso pelo qual falei hoje pela manhã ressaltou que as pessoas que quiserem participar o farão de livre e espontânea vontade; e se pelo contrário, não quiserem participar serão indubitavelmente compreendidas, podendo utilizar as plataformas digitais no exercício de sua fé.