O boletim epidemiológico de Santa Terezinha atualizou os dados de Covid-19 nessa quarta-feira, 19 de maio. Segundo os dados, são cinco (05) casos ativos do Novo Coronaírus mas surgiram 16 casos suspeitos. O que se deve observar, segundo o setor de saúde, não é apenas os casos ativos que tiveram baixa, mas também os casos colocados sob investigação.
De acordo com o apurado pelo Blog, a testagem tem aumentado muito em Santa Terezinha pois a saúde tem recebido diariamente muita gente com sintomas, então os casos em investigação são bem preoculpantes, visto que a secretaria de saúde não tem como atualizar de forma rápida o boletim apontando quem está ativo ou não, pois depende do laboratório do estado o LACEM para obter os resultados desses exames.
A secretária de Saúde Valéria Ferreira está entrando em contato com o LACEM para reclamar da demora no resultado dos exames e cobrar mais agilidade no processo dos resultados, pois os casos ativos podem ser bem maiores devido a quantidade de casos sob investigação, pois muitos deles, quando as pessoas recebem os resultados dos exames que deu positivo para o Covid-19, já passou dos 15 dias, então os pacientes já tem passado pelo período de quarentena, então voltam para o médico e recebem alta.
O que nós queremos explicar é que tem gente positiva que não vem para os casos ativos no boletim, pois quando recebe o exame já passou pelo período de quarentena e acaba recendo alta, também já tem saído do quadro assintomático e de transmissão, então nesses casos a secretaria de saúde já inclui essas pessoas nos casos confirmados.
Segundo o boletim de ontem, são 793 casos confirmados até o momento.