Em Brasília, prefeitos do Pajeú pedem ao Ministério da Saúde para destravar recursos do SAMU.

O Samu da 3ª Circunscrição de saúde cobre uma área com 165 mil habitantes.

0 378

O Prefeitos Luciano Torres (Ingazeira), Alessandro Palmeira (Afogados da Ingazeira) e Márcia Conrado (Serra Talhada) – respectivamente Presidente, Vice e Secretária-geral do Cimpajeú – estiveram na sede do Ministério da saúde para buscar destravar as recursos da contrapartida federal para a garantia do pleno funcionamento do SAMU. A diretoria do Cimpajeú esteve acompanhada do secretário de saúde de Afogados e integrante da diretoria do Conselho Nacional dos secretários municipais de saúde (Conasems), Artur Amorim, e do advogado do consórcio, Jorival Júnior.

O Samu da 3ª Circunscrição de saúde, que envolve 35 municípios dos sertões do Pajeú e Moxotó (uma área com 165 mil habitantes), já fez desde o seu funcionamento em Outubro de 2021, mais de oito mil atendimentos.

O Governo de Pernambuco fez recentemente o repasse de 913 mil reais referentes à sua contrapartida federativa. Infelizmente, desde o início do serviço, ainda não houve a habilitação do serviço pelo Governo Federal, sem o consequente aporte de recursos pela União, tornando o serviço quase que exclusivamente dependente dos cofres municipais.


Sandrinho Palmeira, Márcia Conrado e Luciano Torres reuniram-se com Bruno Carijó, diretor de assistência hospitalar e atendimento domiciliar do Ministério da saúde. Saíram da reunião com a garantia técnica de que, muito em breve, o serviço será habilitado.

Fonte e Fotos: Finfa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES