CICLO DO LIRAa – Em novo levantamento, Santa Terezinha está em médio risco.

Isso significa que a cada 100 casas 03 estão com foco do Aedes aegypti.

0 1.410

Santa Terezinha realizou o 3º ciclo do LIRAa de 2022 entre os dias 09 e 11 de maio  para saber o IIP % “índice de infestação predial” com a presença do Aedes aegypti, onde esse resultado mostrou um IIP de 3.1% isso significa que estamos em médio risco na proliferação do mosquito, ou seja, a cada 100 casas 03 estão com foco do Aedes aegypti, e com o clima quente e com algumas chuvas, o período é propicio para proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.

O Aedes aegypti é um mosquito que vive dentro de casa e perto do homem, a reprodução acontece em água limpa onde as fêmeas do mosquito fazem sua postura dos ovos em diversos criadouros. Quem não cuida de sua moradia coloca em risco sua família e quem vive nas proximidades, e quando se trata desse mosquito o perigo pode estar dentro de casa, no seu muro ou quintal, onde se encontra a maior parte dos reservatórios com água.

O controle do mosquito depende de um engajamento da população e do setor publico na vigilância e controle dos vetores colocando larvicidas e peixes larvófagos nos depósitos d’água e fazendo parte educativa com os moradores a cada 60 dias. É preciso que a população esteja atenta aos seus reservatórios com água, cobrindo os mesmos ou colocando piabas que são distribuídas pelo setor de endemias e que cada morador tire 15 minutos por semana para fazer uma varredura e limpeza nos quintais e nos pequenos recipientes com água parada, que é favorável para proliferação do Aedes aegypti.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES