Câmara de Vereadores de Iguaracy é considerada a 1ª no Sertão do Pajeú no Índice de Transparência do TCE-PE.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em sessão do Pleno, aprovou a Resolução TC nº 1721 de 2022, que dispõe sobre a realização do Levantamento Nacional de Transparência Pública no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.
Com o objetivo de informar sobre as novas medidas aprovadas recentemente pelo Tribunal de Contas sobre o Índice de Transparência, foi produzido um material com informações relevantes sobre a avaliação para o exercício de 2022. Para o exercício do ano de 2022 foram adotados os parâmetros e o cronograma estabelecidos pelo Programa Nacional de Transparência Pública.
Diante do levantamento estabelecido no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no Índice de Transparência, a Câmara de Vereadores de Iguaracy foi considerada a primeira colocada no Sertão do Pajeú, ficando à frente de outros municípios que desempenham iguais funções.
O trabalho desenvolvido pela equipe que dão suporte à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Iguaracy, sob a presidência do vereador Francisco Torres Martins (Chico Torres), tem merecidos elogios, não só do Tribunal de Conta de Pernambuco, mas também de todo corpo legislativo.
Para fins de classificação, quanto à observância do princípio da transparência pública, o TCE-PE classifica os seguintes níveis de Índice de Transparência:
- elevado: maior ou igual a 75%;
- mediano: maior ou igual a 50% e menor que 75%;
- deficiente: maior ou igual a 25% e menor que 50%;
- crítico: maior que 0% e menor que 25%;
- inexistente: igual a 0%.