O governo de Pernambuco decretou ponto facultativo para os servidores na sexta-feira (8), um dia depois do Dia da Independência do Brasil, celebrada na quinta-feira (7). Com isso, as repartições públicas estaduais vão funcionar conforme decisão dos gestores de cada órgão.
A decisão foi tomada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e publicada no Diário Oficial do estado nesta terça-feira (5), pela secretária de Administração, Ana Maraíza de Sousa Silva.
A determinação é válida para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, “com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do órgão”. Isso não afeta, por exemplo, serviços de saúde.
O ponto facultativo refere-se à rotina do funcionalismo público, envolvendo dias úteis de trabalho (geralmente entre feriados e finais de semana) nos quais os funcionários públicos, em razão de legislação própria federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, são dispensados do trabalho sem prejuízo da remuneração.