Advogada fala sobre polêmica das chaves da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha.

0 2.128

A advogada Dra. Hérica Nunes Brito enviou nota a redação do Blog do Pereira no início da manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro falando sobre a polêmica da guarda das chaves da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA!

‘Charles Lustosa acusa Carlos Policial pela troca das fechaduras da Câmara’.

“O parlamentar Charles Lustosa, após a posse de Couro de Zuca Preto como presidente interino da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, nesta quarta (24), a seu contragosto, pediu afastamento temporário da casa legislativa e se esquivou de ter trocado as fechaduras da sede daquele poder, terceirizando a culpa para o vereador Carlos Policial.

Há dias – após o afastamento judicial de vereadores integrantes da mesa diretora – a Câmara Municipal de Santa Terezinha vivia um impasse acerca da presidência interina. Diante da situação, a assessoria jurídica do Legislativo formalizou parecer tratando sobre como se dariam os próximos passos, indicando que, conforme o Regimento Interno, o presidente interino seria Couro de Zuca Preto, por ser o parlamentar mais velho em exercício.

Como tornou-se público, o Vereador Charles Lustosa não se conformou com o posicionamento da assessoria jurídica e, à revelia dos demais legisladores, trocou as fechaduras da Câmara Municipal, ficando somente ele com acesso, impedindo a entrada de funcionários, da população e dos demais vereadores. Lustosa, ao invés de ter buscado os meios legais para requerer o direito alegado, tentou usurpar o poder.

Diante da situação, uma funcionária da Câmara registrou boletim de ocorrência, onde afirma que, em conversa com o chaveiro, este indicou que o vereador Charles Lustosa foi quem solicitou o serviço. Fato corroborado por áudio vazado, onde demonstrou uma conversa entre o Charles e um advogado integrante do escritório que assessora a Câmara. Na conversa, Charles admite que as chaves estariam com ele.

Várias atitudes foram tomadas diante deste fato inédito e que mostra um claro destempero do parlamentar. O caso causou revolta na cidade, pois contribuiu para prejudicar os trabalhos da Câmara – até mesmo para velar o corpo de um ex-vereador no plenário da casa, na última segunda (22), foi preciso solicitar ao vereador o acesso à casa do povo.

Na sucessão dos fatos, nesta quarta (24), o vereador Couro de Zuca Preto assumiu a presidência, conforme indicação da assessoria jurídica.

Diante da grande repercussão negativa, inclusive noticiada por vários blogs, da atitude tomada pelo Vereador Charles Lustosa, para além das medidas judiciais tomadas, o parlamentar pediu afastamento de 30 dias da Câmara alegando problemas de saúde.

Em sua nota explicando o afastamento, no sentido de se esquivar de complicações jurídicas e políticas da atitude tomada, por fechar o parlamento municipal, passou a dizer que quem trocou as fechaduras da Câmara Municipal de Santa Terezinha foi o vereador Carlos Policial, e não ele. Charles Lustosa, conforme veiculado pelo Blog do Pereira, disse que “com relação as trocas das chaves, não foi a minha pessoa que realizou a troca, foi o colega vereador Carlinhos Policial”.

Essas atitudes acabam por macular a figura de Charles como testemunha no processo em desfavor dos vereadores afastados, uma vez que se mostrou cada vez mais como pessoa diretamente interessada no afastamento de parlamentares da Câmara de Santa Terezinha. Talvez por isso ele tenha terceirizado a culpa para o vereador Carlinhos Policial.

Será que Carlinhos assume esse B.O. para responder judicialmente?

Toda essa celeuma causada nos últimos dias pelo vereador Charles Lustosa teve ainda outro episódio desconhecido pela população e imprensa. Dessa vez o parlamentar tentou tumultuar até mesmo determinação do judiciário que envolve os vereadores afastados pelas operações Conluio 1 e 2.

Charles Lustosa, mesmo sabendo da medida cautelar em que Neguinho de Danda e os demais vereadores afastados devem guardar distância de 200 metros dos parlamentares em exercício no mandato, foi até a porta da residência dos Martins em atitude provocativa na tentativa de desestabilizar familiares e o vereador presidente afastado. Um claro desprezo e afronta à determinações judiciais.

Imediatamente após tal investida, o vereador afastado Neguinho de Danda compareceu à delegacia e registrou boletim de ocorrência em desfavor de Lustosa.

Este é mais um capítulo que vem atestando a saga nada democrática da tentativa de escalada ao poder que tanto obceca o parlamentar terezinhense Charles Lustosa”, concluiu!.

Mais uma vez a redação do blog deixa claro que o espaço é democrático e todos citados tem o direito de se pronunciarem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES