Por Cláudio Soares, Advogado e jornalista.
É lamentável que os pacientes em Tratamento Fora de Domicílio(TFD) estejam sendo transportados em ônibus escolares e desconfortáveis pela Prefeitura de São José Do Egito. Isso pode impactar negativamente o bem-estar dos pacientes, que são pessoas vulneráveis. Seria importante que a comunidade e o Ministério Público busquem melhorias nesse serviço e combatam esse transtorno. A denúncia foi elaborada pelo vereador Vicente de Vevéi
O TFD foi instituído pela Portaria SAS Nº 55/1999 e consiste em assegurar o encaminhamento do paciente atendido na rede pública, conveniada ou contratada do SUS para tratamento médico a ser prestado em outra localidade, quando esgotados todos os meios de atendimento no local.
A qualidade e o conforto dos ônibus utilizados para transportar pacientes pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) são essenciais para garantir o bem-estar durante o trajeto. Isso contribui para uma experiência mais adequada, especialmente considerando as condições de saúde dos pacientes.
É preocupante que a Prefeitura utilize ônibus desconfortáveis, duros e sem ar-condicionado para transportar esses pacientes. Essas condições desumanas impactam negativamente o bem-estar dos pacientes, especialmente aqueles com necessidades de saúde especiais. É relevante buscar formas de sensibilizar as autoridades sobre a importância de oferecer condições mais adequadas e humanizadas para o transporte dessas pessoas.