Os católicos de Santa Terezinha celebraram na manhã desse domingo (24.03) o começo da Semana Santa com o Domingo de Ramos, celebrando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Naquele tempo esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas. A celebração teve liturgia expecífica para o dia celebrativo.
O padre Orlando presidiu a celebração com os diáconos Eduardo Oliveira e Edcarlos Soares. Cristo não é um Rei deste mundo, então o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. Naquele tempo o povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.
Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo e defensores da fé católica.