A sema está sendo de orações e penitência em Santa Terezinha com novenas e celebrações nesta Semana Santa, onde muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa.
A Sexta-Feira Santa começou com a tradicioanl Via Sacra pelas ruas da cidade, organizada pelo grupo de jovens da Matriz. Ao meio dia teve o lindo Ofício da Agonia que é um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica às escuras, iluminado apenas por velas que se apagam aos poucos durante a cerimônia. Esta forma de celebrar é responsável pelo nome dado ao ritual, que representa o luto e a escuridão à qual ficou sujeita a Terra diante da morte de Jesus. O Ofício de Trevas é um forte momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração mediante a meditação da Palavra de Deus.
às 16:00 horas houve na Matriz a celeção da morte de Cristo onde acontece a adoração da Santa Cruz, o chamado Beijo na Cruz, onde os fiéis católicos reconhecem o sacrifício de Jesus e são convidados a beijar a cruz simbolizando o beijo na própria face de Cristo, um momento em que todos seguem em silêncio e resiliência, em sinal de gratidão e amor por tudo o que aconteceu. Também tivemos a procissão do encontro.
às 19:00 horas deste sábado, haverá a celebração da Vigília Pascal. Com essa cerimônia, iniciada com a bênção do “Fogo Novo”, a Igreja mantém-se em vigília à espera da Ressurreição de Cristo, esperada para o domingo. A bênção do “Fogo Novo” será de frente a estátua de Santa Terezinha ao lado do Banco do Brasil e da Casa Lotérica. Na liturgia, Cristo é a luz que veio limpar o mundo do pecado, da desesperança e do ódio. Durante a celebração, há ainda a Proclamação da Páscoa, a Renovação das Promessas Batismais e, por fim, a Eucaristia. O padre Orlando e os diáconos Eduardo Oliveira e Edcarlos soares convidam a todos para participar.