O efetivo do 23ºBPM foi acionado pela Central de Operações na noite dessa quarta-feira (15.05), pois no Centro de Afogados dois indivíduos em uma motocicleta teriam praticado um roubo de um aparelho celular, tendo como vítima uma menor de idade. Chegando ao local, a vítima e uma testemunha informaram ao policiamento que os dois indivíduos em uma moto escura, sendo um moreno de porte físico avantajado, relativamente alto, vestindo uma camisa cinza escuro, short na cor preto, utilizando um capacete preto e sendo o condutor da motocicleta, enquanto o passageiro e segundo assaltante seria um indivíduo moreno, porte físico magro, baixo, vestindo uma camisa na cor amarela, com vermelho, short na cor laranja e com um capacete com um desenho de um coiote ou lobo, tendo ambos, de forma violenta e agressiva, fazendo menção de estarem armados, tomado à força, em via pública, o aparelho celular da vítima.
Na ocasião, os ladrões tentaram ainda roubar a testemunha, mas não conseguiram segura-la, oportunidade em que ela conseguiu fugir dos assaltantes correndo à pé. Por sua vez,o efetivo do Malhas da Lei do 23º BPM teria recebido informes e repassado para as guarnições que os imputados seriam suspeitos de estarem praticando roubos de aparelhos celulares na região do Pajeú, em sua maioria, de mulheres, sendo que, inclusive, o biótipo de ambos convergiam com as características informadas pela vítima (menor de idade) e testemunha, as quais, ao verem uma foto dos suspeitos, de forma firme e convincente, afirmaram que eles teriam sido os autores do roubo em tela.
Diante do exposto, o efetivo do 23º BPM acionou a guarnição tática da cidade de Iguaraci, que realizou um bloqueio policial e abordou os suspeitos na rodovia PE 292 já retornando em direção ao município de Afogados da Ingazeira. Ao serem indagados sobre o roubo em questão, um deles negou a sua participação, já o outro confessou o crime, afirmando que o primeiro indagado teria escondido o aparelho celular, ora roubado da vítima, em um imóvel de seu genitor no município de Iguaraci, o qual não está habitado, pois o pai do imputado em questão reside em Santa Cruz do Capibaribe.
Em ato contínuo, diante da clara e evidente situação constitucional de flagrância, o efetivo do 23º BPM, diligenciou até o referido imóvel, localizando e recuperando em seu interior o aparelho celular da vítima, o qual foi roubado momentos antes em Afogados. No interior do imóvel, foi apreendido, ainda, uma arma de fogo tipo espingarda, fabricação artesanal, anticarga, grosso calibre, a qual, inclusive, nesta data, foi objeto de postagem, exibição e ostentação por parte de um dos envolvidos.
No local, foi apreendido, também, para averiguação eventual investigação e perícia por parte da polícia judiciária um aparelho celular marca samsung (cor vermelho), um tablet marca ipró (cor rosa), e um carregador portátil marca kapbom. Ao chegar na delegacia, vítima e testemunha reconheceram os imputados como autores do roubo, os quais ainda estavam com as mesmas vestes do momento do crime.
No ato da abordagem um dos acusados portava um aparelho celular marca motorola e a quantia em espécie de R$ 64,00. Durante a ocorrência, ele afirmou já ter duas passagens pela polícia sob acusação de roubo, sendo uma quando ainda era menor de idade e outra já na condição de maior de idade, enquanto o outro, informou nunca ter sido preso. Após dar voz de prisão aos imputados, a ocorrência foi repassada à disposição do plantão da polícia civil na cidade de Afogados da Ingazeira, juntamente com o material apreendido/recuperado, bem como partes envolvidas. A motocicleta utilizada pelos criminosos na pratica do roubo também foi apreendida.