O efetivo do 23º BPM durante o patrulhamento foi informado por populares que no Centro da Cidade estava acontecendo uma confusão, onde o imputado teria atingido a vítima com uma arma branca, na região abdominal, momento em que um policial penal do estado do Ceará e que reside na localidade, deu voz para que o imputado entregasse a faca, no entanto, o imputado não teria obedecido a ordem e se dirigiu de forma violenta e com a arma branca em punho, na direção do policial penal, que para repelir a injusta e imediata agressão, usou do meio necessário para sua defesa e a defesa da vítima, utilizando de arma de fogo para efetuar disparos com intuito de salvaguardar a sua integridade física e da vítima, não sendo direcionados em parte letal ao corpo do imputado.
Após sanar a agressão, o policial penal acionou o policiamento, como também se apresentou na DPC local de maneira espontânea, com sua documentação legal e com sua arma pessoal, utilizada na ação, a qual foi apreendida pela autoridade policial. Após os procedimentos na delegacia a arma foi devolvida ao envolvido.
Durante diligências o policiamento localizou o imputado e a arma branca, durante sua prisão ele reagiu, e proferiu ameaças e palavras de calão contra o policiamento. A vítima foi socorrida ao hospital local, e não corre em risco de morte. A ocorrência foi conduzida a DPC local.