O PIB de Pernambuco surpreendeu novamente no 3º trimestre e teve a maior alta acumulada no ano da série histórica desde 2012. O PIB de Pernambuco cresceu 1,0% no 3º trimestre, acima do crescimento de 0,9% observado para o Brasil, na passagem do 2º para o 3º trimestre. Na comparação com o mesmo trimestre de 2023, o crescimento foi ainda maior, de 4,9%, também acima do crescimento de 4,0% do Brasil. Com esse resultado, o PIB estadual tem crescimento de 4,7% no ano até o 3º trimestre, 42% maior que o crescimento nacional, de 3,3%.
O ano de 2024 vem sendo de aceleração de crescimento do PIB de Pernambuco, com resultados mais expressivos ao longo do ano. Além dos dados apresentados para os trimestres pelo Governo do Estado, o IBGE divulgou que o setor de serviços, que representa mais de 75% do PIB de Pernambuco, teve um crescimento de 4,3% na comparação mensal somente no mês de outubro, o mais alto do Nordeste, indicando que o 4º trimestre desse ano deve trazer um crescimento ainda mais forte da economia pernambucana.
Ao observar a distribuição setorial do crescimento do PIB de Pernambuco, chama a atenção que os 3 principais setores acumulam crescimento forte na comparação trimestral e no acumulado do ano. A agropecuária teve o maior crescimento tanto no trimestre quanto no acumulado do ano, com 11,4% e 11,3%, respectivamente. A indústria, por sua vez, cresceu 5,3% e 4,8% nas mesmas comparações e o setor de serviços, 3,2% e 3,4%.