Raquel anuncia metas para a educação, novas secretarias e projetos sociais.

0 775

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal de Prefeitura, na qual apresentou as metas e ações de sua gestão, focadas principalmente na educação, políticas sociais e infraestrutura.

Lyra destacou a universalização dos aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula, a criação de novas secretarias para reforçar a proteção animal e o esporte, e a aprovação de projetos na Assembleia Legislativa, como a distribuição de tênis para mais de 500 mil alunos da rede estadual. Além disso, a governadora comentou sobre a importância das pesquisas de aprovação para ajustar as prioridades do governo e promover melhorias nos serviços públicos.

Universalização do ar-condicionado nas salas de aula

A governadora revelou que sua principal meta para o setor educacional é garantir a universalização dos aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula do Estado até o final de 2025. Ela lembrou de um momento em que, durante uma visita a Brasília Teimosa, uma criança sugeriu a instalação dos aparelhos nas escolas estaduais.

“Nossa meta é universalizar o ar-condicionado em todas as salas de aula. Isso não é um item de luxo, mas uma necessidade básica para garantir um ambiente adequado e um melhor aprendizado”, afirmou.

Atualmente, 40% das escolas estaduais já contam com o equipamento.

Novas Secretarias e a causa animal

Raquel Lyra também comentou sobre a recente reforma administrativa, que resultou na criação da Secretaria de Esportes e de uma Secretaria Executiva dentro da pasta de Meio Ambiente, voltada para a proteção animal.

“Precisamos cuidar desses animais, garantir a adoção, a castração e a proteção deles. Embora seja uma política mais de cunho municipal, pois as prefeituras estão mais próximas, vamos apoiar todos os municípios e as associações, para que possamos ter uma capilaridade maior no cuidado com os animais”, explicou a governadora.

Aprovação de projetos na Assembleia Legislativa

A governadora fez questão de agradecer aos deputados estaduais pela aprovação de todos os projetos enviados à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), especialmente a lei orçamentária e o plano plurianual, que permitirão a execução das políticas públicas em diversas áreas.

“Eu quero aproveitar para agradecer a Assembleia Legislativa, ontem eu estive com vários deputados agradecendo também, hoje à noite, nos encontraremos num tempo de celebração pelo ano que passou, a gente aprovou todos os projetos de lei que mandou para a Assembleia Legislativa, a lei orçamentária, o plano plurianual, para que a gente pudesse casar o orçamento com aquilo que a gente colocou de projeto para ser realizado em Pernambuco, não havia esse casamento no nosso estado”, afirmou.

Pesquisa de aprovação

Raquel Lyra também comentou sobre a pesquisa da GENIAL/QUAEST, que aponta a aprovação de sua gestão pelos pernambucanos. Ela destacou a importância dos levantamentos de opinião pública para ajustar as prioridades do governo e melhorar os serviços prestados à população.

“Eu costumo falar que pesquisa é muito importante para que a gente possa balizar a nossa atuação, quais são as prioridades da população, onde é que a gente está conseguindo acertar, quais são as áreas que a gente não está conseguindo chegar e o final do ano é muito importante para isso também, é um momento em que a gente faz reflexão individual e coletiva, individual, como que eu posso trabalhar melhor, ser uma melhor líder, trabalhar engajando os nossos, as lideranças políticas, os nossos trabalhadores, para fazer mais, para sermos mais eficientes, para entregarmos mais a população, a gente também, por outro tempo, faz uma reflexão com o nosso time, onde é que nós conseguimos evoluir e o resultado chega, o resultado chega de maneira importante, a avaliação da pesquisa é importante, é balizador, mas é também para que a gente possa ter insumo para seguir em frente”, afirmou a governadora.

Distribuição de tênis para alunos da rede estadual

Outro ponto abordado foi o novo projeto de distribuição de tênis para mais de 500 mil alunos da rede pública estadual de ensino. O projeto, que foi aprovado na Assembleia Legislativa, prevê a entrega de um cartão de benefício que permitirá aos estudantes escolher e comprar o tênis conforme suas necessidades.

“A ideia do tênis, obviamente, já foi fabricada no passado em Pernambuco, o que a gente vai fazer? A gente vai dar um cartãozinho para cada um dos mais de 500 mil alunos nossos e esse cartãozinho vai ter, antes disso, um credenciamento de sapatarias no estado de Pernambuco inteiro, os alunos, os pais dos alunos vão ter acesso às sapatarias que estão credenciadas e a partir desse voucher, através de um cartãozinho que vai ter um crédito lá dentro, ele vai poder comprar o tênis dele do jeito que ele quer, do modelo que ele quer, do número que ele precisa e a gente tem os alunos que muitas vezes deixam de frequentar a escola por não ter sapato ou vão de sandália às vezes falta a escola porque a sandália partiu, não pratica atividade esportiva porque não tem um tênis, a gente pode agora garantir um item básico do fardamento escolar que não está composto no dinheiro do Fundeb, mas que nós estamos destinando, pelo governo de Pernambuco, o recurso para que isso possa ser feito”, disse.

Fonte:) Blog da Folha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES