A prefeitura de Santa Terezinha entrou com recurso contra a negação do Seguro-Safra referente aos anos de 2023/2024, pois a edilidade cumpriu sua parte quanto ao suporte que o município precisa pagar para que os agricultores possam ter direito ao benefício, se comprovada a perda na produção agrícula. A parte obrigatória da prefeitura foi cumprinda, mas os laudos que determinam o aporte são de quatro (04) instituições que avaliam os índeces, sendo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). O IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o IBGE, sendo que três deles apontaram que Santa Terezinha não teve perca.
O prefeito Delson Lustosa esteve na Secretaria de Agricultura com o Secretário Cícero Morais, onde na oportunidade debateu o resultado do Seguro-Safra e solicitou a reavaliação dos dados apresentados pelas quatro (04) instituições para que o município possa ser beneficiado. A mobilização é do próprio gestor e da Secretaria de Agricultura para garantir o seguro dos agricultores.
Segundo as informações, o gestor Terezinhense já esteve no Recife contestando a decisão e nos próximos dias, caberá recurso contestando a decisão em defesa da agricultura familiar Terezinhense.