O efetivo do 23º BPM, quando de serviço, após levantamento realizado pelo efetivo da inteligência (Malhas da Lei e NI-20), o policiamento em ação conjunta com a equipe da polícia civil, diligenciou até a Rodovia PE 320 – na altura do Povoado da Nova Brasília, Zona Rural de Afogados pois os imputados, estariam às margens do referido endereço citado, de posse de um veículo, o qual, em tese, fora furtado pelos acusados, crime ocorrido em via pública, na Rua do Pajeú.
Chegando ao local indicado, o policiamento flagrou e deu voz de prisão a um homem e uma mulher, que estavam ao lado do automóvel FIAT/ PÁLIO EL, cor verde, ano 1996, placa JEM-2948/PE, o qual, na ocasião, foi devidamente apreendido e recuperado. Um terceiro envolvido foi acompanhado e detido quando seguia a pé pela Rodovia 320 – sentido o posto de combustível Alves, pois estaria seguindo no intuito de comprar combustível para o veículo, onde tinha dado uma pane devido à falta de gasolina.
Os imputados, apresentaram ao policiamento uma chave de uma motocicleta, alegando que as portas do carro estavam destravadas no momento do furto e, que funcionou no veículo com a chave em tela. Na sede da delegacia, a vítima relatou às equipes policiais, que no interior do veículo antes do furto, teria dois rolos de fio de cobre e um pneu de estepe, os quais não se encontravam mais no momento da recuperação do automóvel.
Diante dos fatos, a ocorrência foi apresentada na delegacia de polícia civil na cidade de Afogados da Ingazeira, juntamente com o automóvel recuperado.