Brejinho, Tuparetama e Calumbi no Pajeú tem mais eleitores que habitantes.

0 715
As eleições trazem fatos curiosos a toma, como por exemplo, o número de eleitor ser maior que a quantidade de moradores residentes no município, é o caso de 3 cidades do Pajeú, mostra levantamento feito pelo Blog do Erbi.

Brejinho cidade onde nasce o Rio Pajeú, que dá nome a toda região é um exemplo dessa disparidade. Segundo o última censo do IBGE, realizado em 2022 o município tem atualmente 7.720 habitantes, mais são 7.834 pessoas aptas a votar nas próximas eleições. Em Tuparetama, cidade conhecida como a Princesinha do Pajeú, existem  8.005 residentes, segundo o IBGE, mas no cadastro da Justiça Eleitoral tem 8.217 pessoas que podem comparecer nas urnas no dia 6 de outubro.

Já em Calumbi a diferença entre o número de pessoas que moram no município é bastante considerável, segundo o IBGE são 5.228 pessoas  residentes para 7.397 eleitores cadastrados, são quase dois mil eleitores a mais, que o número de habitantes.

Apesar da diferença, especialistas consideram normal essa disparidade, já que para ser eleitor de um determinado município, não existe a obrigatoriedade de morar efetivamente nele, basta apresenta algum comprovante de residência, que mostra que a pessoa tenha algum vinculo com aquela cidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES