Chegando à metade do mandato como governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou que esteve focada em “melhorar a eficiência” da gestão e agora “tem um time que começa a fazer entregas”. A tucana recebeu o Diario, nesta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, para avaliar o último ano e detalhar as próximas metas do Estado.
Veja abaixo alguns temas abordados na entrevista. A íntegra será publicada nesta terça (17).
Balanço da gestão
Raquel disse que precisou se empenhar “para organizar a casa” após 16 anos do PSB à frente do Estado e restabelecer a confiança da população no governo.
Saúde
A governadora afirmou que as Organizações Sociais de Saúde (OSS) recebiam sem prestar o serviço na gestão anterior, mas agora estão reguladas. Ela também citou que vai aumentar a capacidade de atendimento da rede estadual de saúde e quer mais participação dos municípios.
A respeito de obras, Raquel disse que há dinheiro em caixa para que o novo Hospital Getúlio Vargas, no Recife, seja entregue em um prazo menor do que 18 meses.
Educação
A governadora destacou a volta do programa Ganhe o Mundo após a resolução de problemas em contratos e a implantação do Ganhe o Mundo Professor, que levará docentes para estudar no exterior.
Infraestrutura
Segundo a gestora, o abastecimento de água e as estradas estaduais também são prioridade de sua gestão e que algumas rodovias “precisam de mais do que uma requalificação” devido à situação em que ficaram.