Poeta Valdir Teles é declarado Patrono do Repente e da Cantoria de Viola de PE.

0 95


 

Em sua rede social Mariana Teles escreveu Dia que: ” chegando o dia dos pais. Muita saudade! Mas gostaria de registrar nosso agradecimento por duas homenagens que Painho recebeu recentemente. 

Essa semana, o Diário Oficial do Estado publicou a Lei Ordinária 1282/2020 de autoria dos deputados Waldemar Borges e Antonio Moraes,  que torna Valdir Teles Patrono da Poesia Popular em Pernambuco. 

A CCLJ, ainda essa semana, também aprovou a sua indicação para a Medalha do Mérito Cultural Gilberto Freyre, indicação do amigo querido de tantas lutas com Painho, Alvaro Porto.

Painho foi uma figura simples, avesso aos holofotes, mesmo tendo escrito e cantado sua história nos palcos. De hábitos e vida totalmente distante de vaidade. Sua vaidade era o aplauso do seu repente, estava na agenda cheia e na preferência quase unânime que desfrutava entre os colegas e apologistas. 



Mas duas homenagens como essas, são recebidas com muita gratidão e saudade, por revelarem a capacidade de fazer amigos, outro dom extraordinário de Painho e por alcançar todo segmento do repente e da poesia, trincheira de cultura tão invisível para as instituições e que padece da falta de olhar dos palácios e de atenção dos “protocolistas”. 



Minha gratidão especial ao Deputado Waldemar, Wal é uma figura querida de nossa família e todos os “fazedores de cultura” do Pajeú. Sou testemunha do quanto seu mandato é uma tribuna de todos nós. Temos muito orgulho do nosso voto. 



O Deputado Álvaro era a garantia certa de uma risada grande numa ligação com Valdir. Amigo de outras e longas datas, cresci vendo o tratamento amigo e presente de Valdir nas lutas de Alvaro e de Alvaro nas lutas de Valdir. Para além do campo político, recebemos com muita saudade e gratidão esses dois gestos.’Pontuou Mariana em seu Facebook.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES