No tempo em que tudo era mais difícil, atrasado, onde a maneira mais barata para se comunicar com um parente distante era as cartas enviadas pelos Correios, que passavam até trinta dias para chegar ao seu destino; não se sabia o que era internet, celular nem se falava, Facebook e WhatsApp não existiam, então o prefeito de Santa Terezinha na época conseguiu uma grande obra para a cidade, revolucionando as telecomunicações na área do município no começo dos anos 80.
Em um cenário econômico e social muito difícil que afetava principalmente os mais pobres; a duras penas, foi conseguida uma torre de transmissão e instalação de linhas telefônicas para a cidade – Telecomunicações de Pernambuco, a antiga TELPE; uma obra considerada até hoje como uma das mais importantes daquele tempo.
Aparelho de telefone da época. |
De acordo com moradores daquele tempo, a primeira pessoa a usar a linha telefônica foi Diones Costa, que falou com sua família em Porto Paranaguá. Marco Maciel também falou com eles.
O prédio com a torre passou anos servindo aos moradores de Santa Terezinha até que a antena foi desativada, pois se ergueu uma nova, mais alta e com equipamentos mais potentes.