Destinado a ajudar e a servir no altar do Senhor aos bispos e
padres, o Diácono guarda o mistério da fé, de consciência pura e sem o espírito de lucro, participando de modo especial na missão e na graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, oferecendo a Igreja a possibilidade de contar com uma pessoa de grande valia para as tarefas pastorais e ministeriais. O Diácono tem a graça de fazer batizados, abençoar casamentos, levar o Sacramento da Eucaristia aos doentes e presidir funerais, tudo isso, seguindo a vocação, o chamado, a vivencia religiosa sentida no seu interior.
A 15 anos atrás, precisamente no dia 28.08.2002 Eduardo Oliveira recebera a Ordenação Diaconal; ainda quando Padre Jorge estava a frente da Paróquia de Santa Terezinha, em celebração presidida pelo Bispo Dom Frei Luiz Gonzaga da Silva Pepeu, e que teve como Chefe de Cerimônia Egídio, então, padre na época e agora Dom Egídio, Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira.
A primeira celebração presidida por Eduardo Oliveira ocorrera três (3) dias depois em 1º de setembro. Seu primeiro casamento assistido foi de Mauro Grampão na Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na vizinha cidade de Imaculada-PB. No mesmo ano, ele batizou sua sobrinha Ana Clara e sua querida filha Eduarda Vitória.
A diaconia é voluntária e nesse tempo de batina, 15 anos, Oliveira assistiu a Ordenação de dois Padres Terezinheses, Padre Miguel e Padre Genildo. Santa Terezinha ainda tem mais dois filhos no sacerdócio, Padre Gilvan e Padre Uirajá, capelão em Brasília. Serviu na Terrinha Santa aos Padres Jorge, Luizinho, Atílio, Ademar, Aderlan, Antonio Rogério e agora a Elton Wilson, dentre muitos visitantes que passam por aqui.
Seus 15 anos de Diaconia serão celebrados no próximo domingo dia três (3) de setembro às 9hrs da manhã na Matriz de Santa Terezinha por todos os grupos pastorais, com presença de Dom Egídio. Eduardo faz um convite a todos para participar desse momento especial na sua vida.