O velório do corpo do Monsenhor João Carlos Acioly Paz aconteceu na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios em Afogados. A definição foi tomada pelo Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol em comunhão com a família. O sepultamento foi na tarde desse sábado (16.04) no Cemitério Parque da Saudade, no jazigo da família. Paróquias da Diocese organizam grupos para a despedida ao sacerdote.
Ele tinha 61 anos. Monsenhor João Acioly não resistiu a um quadro de câncer de pâncreas que apresentou complicações depois de dois anos de tratamento. Monsenhor nasceu em Jabitacá, distrito de Iguaracy em 10 de julho de 1960. Era um dos filhos de Dona Cordeira e seu Pedro.
Com a vinda da família a Afogados, menino pobre, trabalhou em estabelecimentos comerciais como a panificadora de Severino Lolô. Ainda cedo, despertou a vocação para o sacerdócio. Foi abraçado na vocação por Dom Francisco, que o tratou como filho, o acompanhando até sua ordenação. Exerceu o sacerdócio por mais de 37 anos. Foi Pároco em Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Flores e mais recentemente, Tuparetama.
Como Doutor em pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico (RJ), presidiu o Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste II da CNBB. Também foi administrador Diocesano e Gerente Administrativo da Rádio Pajeú de Educação Popular.
Por onde passou, foi marcado pelo zelo administrativo. Era tido como um padre de obras físicas e espirituais. Foi Vigário Geral nos bispados de Dom Luis Pepeu e atualmente, de Dom Egídio Bisol. Também assessorou muitas famílias e casais na Diocese.
Com informações de Nill JR.