Reunião sobre Censo 2022 é promovida em Santa Terezinha.

O prefeito Delson Lustosa, Drº Júnior, Nôdo de Gregório e André de Afonsim participaram do evento.

0 1.176

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu reunião na manhã desta segunda-feira, 05 de setembro no Auditório da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha, sobre planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022.

O prefeito Delson Lustosa, o presidente da Câmara Drº Júnior, Nôdo de Gregório e André de Afonsim participaram da reunião que tratou para as autoridades Terezinhenses sobre o Censo e a importância das parcerias com os agentes municipais para apoio à coleta de dados.

No encontro, representantes do IBGE e do município ouviram a opinião dos recenseadores sobre o trabalho desenvolvido por eles, para saber sobre suas dificuldades. Delson e Drº Júnior representando o município, com os demais vereadores se colocaram a disposição do IBGE para prestar auxílio ao que tiver de alcance deles para o sucesso do censo.

O IBGE esclareceu mais uma vez que sua equipe está em campo para a coleta de dados. Seus recenseadores se apresentam nas residências devidamente fardados com colete que possuem QR Code (Código de Resposta Rápida), que podem ser escaneados por qualquer cidadão usando apenas um celular, para obter informações sobre aquela pessoa que colhe os dados, à fim de evitar fraudes ou golpes.

O IBGE no momento não pode passar dados concretos do censo para a imprensa, mas o Blog apurou umas coisas interessantes que foram motivo de polêmica em censos anteriores, à exemplo da Serra do Machado, que geograficamente ficou constatado que a àrea pertence a Santa Terezinha. Outra informação é de que nosso perímetro rural, com limite ao município de Brejinho, se encerra naquele Posto de Saúde da Lagoa do Mizael.

Os recenseadores, assim como em 2010, estão usando um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, semelhante a um aparelho celular, criptografado e com sistema de proteção. O IBGE também segue uma política de sigilo e confiabilidade, além ter comitês de ética internos.

Por auto, cerca de 5.600 pessoas já foram entrevistadas na Terrinha Santa. Na reunião, nossos recenseadores falaram sobre a dificuldade do trabalho, pois incrivelmente, em pleno século 21, algumas pessoas não querem prestar as informações necessárias para o Censo, se recusam a responder as perguntas, e algumas vezes são mal educadas com os recenseadores, o que leva aos tempos passados, quando houve isso, e nos atuais continuam havendo, faltando, para alguns compreensão, entendimento, instrução e educação. RECEBA BEM O RECENSEADOR NA SUA CASA!, dizia uma propaganda muito difundida nos tempos de outrora.

O Censo é muito importante para todos os municípios brasileiros, pois têm impacto diretamente na vida finacaeira dos cidadãos que os compõe. Muitos municípios (principalmente os menores) tem seu principal rendimento no FPM, que é regulado pelo número de habitantes, dessa forma, quanto mais o município crecer em população, maior será sua cota de FPM. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

//codigo BETANO ESPORTES