Lembra de alguns prefeitos falando em dificuldades, afirmando que foi difícil ajustar as contas, botando culpa em Bolsonaro, às vezes em Paulo Câmara, no vento ou em Deus e no mundo? – Esqueça. Esses prefeitos não existem mais. Ou se existem, podem estar enganando você ou sendo péssimos gestores das contas públicas.
De acordo com o que o Blog do Nill JR passou a chamar de “prefeito fonte”, os prefeitos estão nadando em dinheiro. “Fonte” é a expressão usada no jornalismo para definir quem municia com credibilidade, confiança e dados o jornalismo profissional.
Revelar o nome da fonte é impossível. Prefeito que conta vantagem sobre os pares na imprensa são acusados de dedo duro, mal vistos. A fonte seria tirada pra Judas. Na última sexta, ele manteve contato com o blog e relatou o quadro de fartura para os municípios. Cota 83% maior que a mesma do ano passado.
“Valores já deduzidos FUNDEB E PASEP da segunda parcela do FPM de dezembro enviados com crédito terça-feira, 20/12”. E acrescentou: “vem o pipoco de dinheiro na terça. É 83% maior que ano passado no dia 20 de dezembro”. E trouxe ainda mais dados.
“O repasse dos dias 8 e 9 foi o maior dos últimos 10 anos. E dia 20 terá 83% maior que não passado. Isso fora o dia 30. Pode dizer aí: prefeitos nadando em dinheiro”. Ou seja, até a manchete foi sugestão dele.
A notícia foi confirmada pela Confederação Nacional dos Municípios, CNM: os municípios brasileiros vão encerrar o ano com mais dinheiro do que previam. Isso porque o segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de dezembro vai distribuir R$ 3,7 bilhões às prefeituras, nesta terça-feira (20). O valor é 83,6% maior do que no mesmo período do ano passado.