A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), divulgou a previsão climática para trimestre fevereiro-março-abril/2023 que indica acumulado de chuva de normal a acima da média para todas as regiões pernambucanas.
Na última semana foi realizada a Reunião de Análise e Previsão Climática para Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, realizada por meio de videoconferência, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).
É importante salientar que o trimestre corresponde ao período chuvoso da região do Sertão. Neste período, a ocorrência de chuva tem grande variabilidade temporal e espacial e pode ocorrer precipitações com intensidade forte acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Visto as anomalias positivas de TSM do Atlântico, o litoral pernambucano também está sujeito a eventos intensos de chuva, por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento das previsões diárias e dos avisos emitidos Meteorológicos pela Apac.
A previsão climática sazonal para o período de fevereiro a abril de 2023 foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática para o referido trimestre, bem como nas análises dos campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical, assim como da atmosfera global.